- Imagem: Estrela Locadora
HEY HEY PEOPLE!
Quem nunca teve medo de ter a mala extraviada durante a viagem que jogue a primeira pedra. Ainda mais quando se vai para Miami ou para o Paraguai, tem aquela mala cheinha de compras que se fosse pra comprar no Brasil tinha que trabalhar o ano inteiro e não pagava tudo.
Aí lá está você aguardando ao lado da esteira o desembarque da mala, passam todas e tan dan, a sua não está ali! O que fazer nesses casos?
Graças a Deus nunca tive esse problema durante uma viagem, mas pessoas próximas tiveram recentemente e pensei ser uma boa pauta aqui para o blog.
Em caso de extravio de bagagem a primeira coisa a fazer é procurar o guichê da companhia aérea responsável pelo voo porque é lá que começa a solução para o seu problema. No guichê vai ser entregue um formulário chamado de Relatório de Irregularidade de Bagagem para fazer constar tudo que aconteceu.
Nos voos que chegam de madrugada é muito comum em aeroportos menores o guichê da companhia aérea não estar funcionando, ou caso você não tenha como ir até o guichê logo após o desembarque, o prazo dado pelas companhias é de 7 dias, depois disso eles não vão tentar reaver a sua bagagem.
Se não te fornecerem esse relatório, é possível entrar em contato através do serviço de atendimento ao consumidor - SAC da própria companhia aérea. O importante é demonstrar por escrito que a companhia aérea tinha noção de que a sua mala sumiu.
Não esqueça de também registrar uma queixa no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dentro do aeroporto.
Vencida essa primeira etapa, vem a maior incomodação: segundo as normas da Anac, as companhias aéreas têm um prazo para devolver os pertences no endereço que você estipular, o problema é que em caso de voo nacional esse prazo é de até 30 dias, e nos voos internacionais é de até 21 dias!
Mas digamos que foi no voo de ida, ou seja, não tem como ficar 21 dias com a roupa da viagem, certo? Para isso tem uma solução, não resolve tudo, mas já é alguma coisa. Caso a empresa não possa devolver a sua bagagem imediatamente (ou pelo menos em um curto período de tempo) você DEVE exigir que eles arquem com alguma compensação financeira que permita comprar pelo menos os itens básicos e mais necessários.
Para essa compensação vai depender da rota (se é voo nacional ou internacional, principalmente) e com qual companhia aérea você voou, de qualquer forma o valor gira em torno de US$150 dólares nos voos internacionais e R$380 reais nos nacionais -- o que, convenhamos, dependendo do destino e da demora para entregar a bagagem vai ser gasto em um piscar de olhos. Mas atenção: os recibos desses gastos podem ser exigidos, então sempre guarde o comprovante em caso de gastos!
Caso a empresa não forneça nenhum valor e você realmente precisar gastar com alguma coisa, guarde todos os recibos para ser ressarcido judicialmente (infelizmente!) mais tarde.
E se não encontrarem a mala?
É importantíssimo você identificar bem a sua mala, as de cores mais neutras e modelos comuns acabam por confundir as pessoas, então pode ocorrer de alguém carregar por engano a sua bagagem. Nesse caso dificilmente a companhia aérea poderá te entregar ela de volta, porque não tem como rastrear onde a bichinha foi parar; é nessa hipótese que entram as indenizações.
O Código de Defesa do Consumidor determina que as empresas paguem um valor equivalente ao preço da mala e aos objetos nela contidos, além de todas as despesas decorrentes do extravio da bagagem. Por isso é importantíssimo guardar todos os recibos de compras feitas devido à situação.
O problema com a indenização é que tem um teto limite para o valor, que pode variar de 43 reais por quilo da bagagem a 2,2 mil reais - vai depender do destino, da empresa e também da tarifa contratada (imagina uma bagagem da primeira classe extraviada e a companhia aérea oferece 43 reais por quilo, não vai pagar nem a alça da mala!).
Passado o prazo de 30 e 21 dias (depende do voo) já é possível requerer essa indenização junto a companhia aérea e, se não der certo, procurar o Juizado Especial Cível da sua cidade, onde a ação vai tramitar.
Extraviar a bagagem pode "destruir" as suas férias, por isso é importante conferir as dicas compartilhadas aqui no blog para individualizar a sua mala, diminuindo o risco de que alguém carregue ela por engano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário