Destino: Santiago do Chile

terça-feira, 5 de julho de 2016


Essa é a época do ano perfeita para falar desse lugar lindo: Santiago no Chile.

Poderia começar o post com uma foto magnífica de cima de um dos cerros, mas parte da beleza de Santiago é ver a cordilheira de quase todos os pontos, afinal a cidade está rodeada por essa cadeia montanhosa.



Agora sim, uma vista panorâmica:

Percebe-se que não sou a melhor das fotografas, mas com o tempo isso melhora!
(segundo o Wikipédia) Santiago é a capital e a maior cidade do Chile. Está localizada na Região Metropolitana de Santiago, no vale central chileno, ao lado da cordilheira dos Andes. É o maior e mais importante e desenvolvido centro urbano, financeiro, cultural e administrativo do país. Chamada de Grande Santiago ou simplesmente Santiago, é uma aglomeração que possui 32 comunas de maneira íntegra e 11 comunas de forma parcial. A maior parte de Santiago está na província de mesmo nome, com alguns setores periféricos dentro das províncias de Maipo, Cordillera e Talagante.

Santiago é um destino muito atraente para os brasileiros pela proximidade e pelo custo - a moeda deles não é tão valorizada em relação ao real, então a viagem acaba custando menos do que os lugares que trabalham com euro, libra ou dólar. E por ser próximo você não precisa ficar quinze horas dentro de um avião, partindo de Guarulhos em seis horinhas chega lá.

INFORMAÇÕES BÁSICAS
MOEDA: no Chile a moeda é o peso chileno, na conversão do dia 02, um real equivalia a duzentos e sete pesos chilenos.
COMO CHEGAR: Por ser relativamente próximo do Brasil, muitas pessoas optam por fazer um tour de carro até Santiago, o passeio tenho certeza que é belíssimo por atravessar a cordilheira, e como o Chile não faz fronteira com o Brasil, de quebra dá para conhecer outro país.
Para quem prefere ir de avião, o aeroporto de Santiago é o A Merino Benitez (sigla SCL)
Dica: para quem vai para Santiago é interessante já solicitar um transfer para ir do aeroporto para o hotel e depois do hotel para o aeroporto, eles custam em média 10.000 mil pesos (Aproximadamente 49 reais), principalmente se o seu voo for de madrugada, já vi taxista chegando a cobrar mais de 30 dólares por viagem o que, em época de dólar a R$3,50, dá uma diferença considerável no final da conta!
Para quem vai ficar na região central da cidade uma opção barata é o ônibus que sai do Aeroporto e custa 1.500 pesos!
TRANSPORTE: em Santiago é muito fácil se locomover de metrô, mas as linhas ainda não abarcam boa parte da cidade (estão com um projeto de expansão, mas ainda não foi concluído). A vantagem é que para os pontos turísticos e museus sempre tem um metrô que para na porta, muitas estações, inclusive, se chamam o nome do ponto, por exemplo Santa Lucia, onde tem o Cerro de Santa Lucia, ou Bellas Artes, que é onde fica o Museu de Bellas Artes e o Parque.
A cidade tem muitos ônibus também, mas a identificação deles é por número então para quem está turistando na cidade pode ser um pouco confuso descobrir qual ônibus pegar para ir aonde quer que seja.
Para locais que o metro não chega, a solução é ir de táxi, uma dica é o Easy Táxi, lá funciona!
SEGURANÇA: a cidade é considerada bem segura, exceto por alguns bairros mais distantes onde a criminalidade é um pouco mais alta (como em toda cidade grande) mas isso não significa que pode dar bobeira, em pontos turísticos mais movimentados como o Mercado Público e os Cerros é sempre bom ficar de olho em bolsas e carteiras, ah, e no metrô também é bom ter cuidado!
FERIADOS: quem pretende viajar em feriados para fazer um bate e volta rapidinho é bom se informar antes, a cidade não é muito da noite e muitos dos feriados religiosos que temos no Brasil, por exemplo, também "se aplicam" lá, então tudo fecha e o povo vai comemorar.
Quem pretende ir em setembro, principalmente, é bom ficar de olho nos dias 18 e 19. É uma época muito boa pelo clima, que é bem fresco, e muito festiva, no dia 18 eles comemoram o Dia da Independência e no dia 19 é o Dia do Exército, então nesses dois dias o comércio não abre, mas acontecem muitas festas típicas (um pouco assemelhado ao nosso São João) com barracas e brinquedos, cada bairro da cidade prepara a sua própria festança. Fica a dica nesses dois dias, o que você procura: festa ou compras? 
COMPRAS: Falando em compras, quem pretende ir às compras em Santiago pode ficar de olho nesses lugares:
O Bairro Las Condes é o melhor de Santiago, consequentemente lá se encontram as melhores lojas, inclusive é lá que está a Avenida Alonso de Córdova, que só tem marcas de luxo internacionais.
Para quem prefere os shoppings, tem o Auto Las Condes e o Parque Arauco (nesse inclusive tem um setor de luxo!) e o Costanera Center, que é o mais novo e acessível dentre eles.
Particularmente não acho muito acessível, os preços são bem assemelhados aos do Brasil, mas eles contam com lojas de departamento grandes como a Forever 21 e a H&M - em lojas assim pode valer a pena se você procurar direitinho.
Para quem curte loja de rua tipo 25 de março o segredo é passar na Rua Patronato, o bairro todo é voltado para o comércio com preço baratinho. A melhor forma de chegar é de metrô, a estação se chama Patronato (então não tem erro!) e fica na linha amarela!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Coisas da Amanda Todos os direitos reservados.
Criado por: Amanda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo