A dica de hoje está relacionada a sua saúde na hora de viajar. Pouquíssimas pessoas dão importância/atenção para isso, mas uma síndrome muito comum ataca muitos viajantes: é justamente a Síndrome do Viajante!
Em viagens com mais do que oito horas contínuas de duração não é raro de acontecer o entupimento de alguma veia ou artéria, isso porque nesse tanto de tempo que você está sentado na cadeira apertadinha da classe econômica ou do ônibus há uma compressão nas veias que pode ocasionar TVP (trombose venosa profunda).
“A incidência da trombose venosa profunda em pessoas que realizam viagens de longa duração ocorre principalmente por causa da estase do sangue pela dificuldade ou impossibilidade de andar ou se movimentar normalmente. Ocorre, todavia, com mais frequência em viajantes que têm fatores de risco individuais, ou também por outros fatores desencadeantes de risco, como desidratação, ingestão de álcool, obesidade e tabagismo”, afirma Dr. Carlos Alberto Carvalho, Presidente da Associação Brasileira de Flebologia e Linfologia. Fonte Estetic Derm.
Uma forma simples de evitar a trombose é utilizar meias de alta compressão.
Nos sites que procurei a marca mais recomendada foi a Sigvaris e no site deles é possível conferir a indicação da meia pelo tamanho da perna, outra marca muito conhecida e conceituada é a Kendall.
A mais indicada é a meia três quartos com 15-20mmHg e não precisa de prescrição médica para comprar MAS isso não quer dizer que essa é a ideal para você! Então o certo é não só ir na farmácia ou em alguma loja e comprar qualquer meia, o ideal é procurar um angiologista para que ele prescreva qual a compressão da meia adequada para cada pessoa!
Outra dica mais simples (aliada a meia) é levantar a cada duas horas e mover bem os pés para cima e para baixo, e girar os pés de um lado para o outro, isso ajuda na circulação do sangue na região do tornozelo e das panturrilhas, que são as regiões que tendem a ficar mais inchadas durante a viagem. Roupas confortáveis e se manter hidratado também ajuda, pode incomodar a aeromoça quantas vezes forem necessárias para tomar um pouco de água!
Ah, e não basta vestir só durante o percurso. O ideal é usá-la no dia da viagem, durante a viagem e até três dias após para evitar coágulos.
Confesso que nunca usei essas meias, nem mesmo sabia disso até uma amiga me contar que usou na viagem por esses motivos, fui procurar me informar um pouquinho mais para contar para vocês, mas obviamente não sou médica nem estudo nada relacionado a isso, então esse post tem, na verdade, a função de alertar os viajantes de plantão para um cuidado que pode ser tomado de forma tão simples, é só vestir a meia e viajar tranquilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário