OI OI OI!
A dica de hoje não é só de um lugar específico, é de uma exposição.
Está acontecendo em no Museu de Artes de Santa Catarina em Florianópolis/SC uma exposição
O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) é uma instituição vinculada à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e está instalado, atualmente, no prédio do Centro Integrado de Cultura (CIC), na Avenida Gov. Irineu Bornhausen, nº. 5600, Bairro Agronômica, na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Criado pelo Decreto Estadual nº. 433, de 18 de março de 1949 como Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), é, desde então, o órgão oficial na área das artes plásticas em no estado.
Florianópolis é a primeira cidade a receber a exposição Gaudí, Barcelona 1900 que conta com 71 obras do mestre catalão, sendo 46 maquetes (quatro delas em escalas monumentais) e 25 peças entre objetos e mobiliário.
Antoni Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852 — Barcelona, 10 de junho de 1926) foi um famoso arquiteto catalão e figura de ponta do Modernismo catalão. As obras de Gaudi revelam um estilo único e individual e estão em sua maioria na cidade de Barcelona.
Grande parte da obra de Gaudi é marcada pelas suas grandes paixões: arquitetura, natureza e religião. Gaudi dedicava atenção aos mais ínfimos detalhes de cada uma das suas obras, incorporando nelas uma série de ofícios que dominava: cerâmica, vitral, ferro forjado e marcenaria. Introduziu novas técnicas no tratamento de materiais, como o trencadís, realizado com base em fragmentos cerâmicos.
Depois de vários anos sob influência do neogótico e de técnicas orientais, Gaudi tornou-se parte do movimento modernista catalão, que atingiu o seu apogeu durante o final do século XIX e início do século XX. O conjunto da sua obra transcende o próprio movimento, culminando num estilo orgânico único inspirado na natureza. Gaudi raramente desenhava projetos detalhados, preferindo a criação de maquetes e modelava os detalhes à medida que os concebia.
A obra de Gaudi é amplamente reconhecida internacionalmente e objeto de inúmeros estudos, sendo apreciada não só por arquitetos como pelo público em geral. A sua obra-prima, a inacabada Sagrada Família, é um dos monumentos mais visitados de Espanha. Entre 1984 e 2005, sete das suas obras foram classificadas como Património Mundial pela UNESCO. A devoção católica de Gaudi intensificou-se ao longo da sua vida e a sua obra é rica no imaginário religioso, o que levou que fosse proposta a sua beatificação.
Mas a exposição vai além!
Há ainda 42 obras de outros artistas e artesãos de Barcelona que foram produzidos por volta de 1900. Todos os trabalhos expostos vieram do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera, Gaudí.
Os quadros são belíssimos e as esculturas também, mas a genialidade de Gaudí é o que realmente impressiona. No museu foi montado um modelo de como o artista projetou a Sagrada Família utilizando linhas, algodão e chumbinho e transformaram esses planos com correntes para demonstrar as cúpulas refletidas no espelho.
A iluminação, infelizmente, não era muito favorável e pontos de luz sempre acabavam refletidos no espelho, mas a ideia é simplesmente brilhante!
Graças a recursos digitais, há monitores demonstrando o projeto e os ângulos utilizados para que cada coluna se mantenha em pé até hoje.
Sobre a exposição:
O quê: Exposição Gaudí, Barcelona 1900Visitação: de 27 de agosto a 30 de outubro de 2016 (de terça-feira a domingo, das 10h às 21h)Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica - FlorianópolisQuanto: de quarta-feira a domingo R$10 (meia R$ 5). Entrada gratuita às terças-feirasVenda de ingressos: a partir do dia 26/08, na bilheteria do Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)Horário bilheteria: segundas e terças-feiras, das 13h às 20h (somente venda antecipada) e de quarta-feira a domingo, das 9h45 às 20h (venda antecipada ou para o mesmo dia).Retirada ingresso gratuito: terças-feiras, das 9h45 às 20h, para visitação imediata – máximo de dois ingressos por pessoaAgendamento de grupos: de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, exclusivamente pelo telefone (48) 3664-2633.
Como grandes exposições normalmente acontecem no pólo Rio-São Paulo, ter uma exposição tão boa aqui perto é uma oportunidade imperdível!
O agendamento para visitas mediadas à exposição Gaudí, Barcelona 1900 são destinados a grupos com mínimo de 15 e máximo de 20 pessoas e devem ser marcados exclusivamente pelo telefone (48) 3664-2633, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Após o contato telefônico, o responsável pelo grupo receberá um e-mail de confirmação que deverá ser impresso e apresentado no dia da visita para ter acesso à exposição. As visitas mediadas serão realizadas de quarta-feira a sábado, sendo que os grupos escolares terão preferência de agendamento durante a semana. Às terças-feiras e domingos, não haverá mediação. Grupos de escolas públicas e projetos sociais terão entrada gratuita mediante agendamento.
Para grupos grandes a oportunidade de agendar grupos também é excelente, quando cheguei na exposição não sabia disso, mas (por pura sorte!) um grupo guiado havia acabado de chegar então consegui acompanhar as explicações sobre as obras e maquetes de Gaudí, e ter uma noção ainda maior de como o cara era brilhante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário